Quem sou eu

Minha foto
São Vicente, SP, Brazil
Mariano Junior, formado em Quiropraxia pelo Instituto Brasileiro de Quiropraxia em convênio com a Associação Nacional de Quiropraxia. Desde 2004, desenvolve suas atividades de Quiropraxista em consultório, situado em São Vicente-SP, onde Já realizou mais de 10.000 atendimentos. Desenvolveu alguns projetos na região, tais como: A CORRENTE DO BEM em parceria com a Assistente Social e Terapeuta Naturista Maria Dolores Dias Gallera, com o objetivo de divulgação da Quiropraxia e Iridologia. PROJETO PILOTO GOTA DE LUZ, realizado em escola da rede pública de Cubatão-SP, que consistia em atendimento a crianças de complexidade bio-emocional utilizando-se de três ciências diferentes em conjunto, Quiropraxia, iridologia e homeopatia também em parceria com a Assistente Social e Terapeuta Naturista Maria Dolores Dias Gallera. PROJETO PALESTRAS (Conhecimento é Saúde) foram realizadas palestras em escolas, creches, clubes, entidades filantrópicas e empresas. CIPA DA SABESP, onde foram desenvolvidas palestras e atendimento para funcionários da empresa. SEMANA DA EDUCAÇÃO EM SÃO VICENTE.
Seja bem vindo(a) ao blogger "Quiropraxia Baixada Santista". Aqui você encontrará informações relevantes sobre o tema.



sábado, 10 de dezembro de 2011

História da Quiropraxia no Brasil

Década de 20 - Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é praticada livre e sem controle.

Década de 80 e 90 - Os primeiros brasileiros formados em faculdades internacionais de quiropraxia reconhecidas chegam ao Brasil e iniciam o processo de estruturação da profissão no pais dentro dos moldes estabelecidos internacionalmente.

1998 - Começo do programa da Feevale, em convenio com a Palmer College, para formar docentes para o programa de graduação, com 32 estudantes.

2000 - Duas faculdades brasileiras iniciaram as primeiras turmas de graduação em quiropraxia com duração de 5 anos, com carga horária de 4.560 horas, autorizadas e reconhecidas pelo MEC no ano 2005.

2001- Inicia na Câmara dos Deputados em Brasília os tramites do Projeto de Lei (4199/2001), que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil.

2002 - O Código Brasileiro de Ocupações (CBO), na versão atualizada de 2002, traz a classificação do profissional quiropraxista no Brasil (já mencionado na edição de 1994), tendo como base os profissionais que exerciam essa ocupação no Brasil antes da década de 90.

2004 - As faculdades brasileiras de quiropraxia formam os primeiros bacharéis.

2005 - O Brasil conquista o terceiro maior volume de trabalhos apresentados no Congresso da Federação Mundial De Quiropraxia, na Austrália, através dos acadêmicos e quiropraxistas formados nas instituições brasileiras. Este fato foi repetido no ano de 2007, no Congresso da Federação Mundial de Quiropraxia, em Portugal.

2006 - Publicado em português as “Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a Educação e Segurança em Quiropraxia”, editada pela própria OMS, em 2004, para servir de orientação e modelo aos governos dos paises onde a profissão não é regulamentada.


Em 2007

• Quatro quiropraxistas brasileiros fazem parte do Comitê Olímpico para atender os atletas do Brasil no PAN 2007, juntamente com os quiropraxistas que compõem as delegações de outros países;

• Dois quiropraxistas brasileiros compõem o Departamento de Clínica da Dor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador;

• É aprovado o plano piloto para inserção da quiropraxia na rede pública de saúde, em um município do Rio Grande do Sul, para 2008;

• O Projeto de Lei 4199/2001 que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil, a exemplo que acontece no restante do mundo, de acordo com as recomendações da OMS, por já ter tramitado por todas as comissões de mérito, encontra-se pronto pauta do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília;

• Com 260 quiropraxistas formados no Brasil, reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela Federação Mundial de Quiropraxia e 710 acadêmicos em curso, a ABQ completa seus 15 anos sob o alicerce de um novo horizonte para a quiropraxia no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário